APENAS 6% DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK FAZEM DIFERENÇA EM FAN PAGES DE MARCAS!

ESTUDO APONTA QUE, EM VEZ DE FOCAR EM CRESCIMENTO NAS REDES SOCIAIS, MARCAS PRECISAM INVESTIR EM PÚBLICO-ALVO.

Não curti no Facebook (Foto: Internet/Reprodução)

Se a tendência é que grandes marcas trabalhem cada vez mais para aumentar o número de fãs em suas páginas nas redes sociais, uma pesquisa revela que um esforço assim pode não valer a pena.

Um estudo norte-americano da Napkin Labs, empresa responsável por análises de comportamento de marcas e agências nas redes sociais, apontou que apenas 6% dos usuários do Facebook se envolvem com páginas de marcas a ponto de expressar críticas e comentários, responder enquetes e se engajar em projetos que têm a ver com a marca.

Para chegar a essas conclusões, o estudo analisou o comportamento de fãs em mais de 50 fan pages de marcas que tivessem de 200 mil a 1 milhão de seguidores. Os resultados mostram que ter muitos ‘curtir’ não necessariamente significa ter mais adesão e engajamento dos usuários às marcas e pode, aliás, significar justamente o contrário.

A pesquisa revelou também que quanto menor a quantidade de fãs, maior é a tendência ao envolvimento. Marcas com mais de 1 milhão de curtidores, como é o caso da Coca-Cola, têm 60% menos pessoas engajadas do que fan pages com 500 mil fãs, por exemplo.

O que traz engajamento?
Os achados da Napkin Labs sugerem que o engajamento na página de uma marca parece ser fruto do que a empresa chamou de ‘superfãs’, ou seja, aqueles devotos que não ligam de compartilhar as novidades das suas marcas favoritas e acham essencial a divulgação para outras pessoas.

Dessa forma, o estudo mostrou que 20 superfãs valem, em retorno para as marcas, o mesmo que 75 meros curtidores das fan pages. O levantamento apontou que, a cada mês, um superfã em média curte dez posts da marca, faz cinco comentários na página e tem mais chances de conseguir mais ‘curtir’ em suas mensagens do que as outras pessoas.

"Talvez a forma como as redes sociais estão sendo utilizadas pelas marcas não seja a melhor. Em vez de conseguir cada vez mais seguidores, focar no público alvo pode ser uma estratégia mais eficiente”, disse o CEO da Napkin Labs, Riley Gibson. “O número de curtir pode ser parte da medição, mas é preciso olhar com mais profundidade o que os fãs estão realmente fazendo”, completou ao site Mashable.

A dica de Gibson para as marcas é que elas concentrem mais esforços em interagir com sua base de fãs já existente, em vez de fazer cada vez mais estratégias de expansão. “Se você tem alguns fãs envolvidos com a marca, traga-os mais para perto, os estimulem a falar de você em seus feeds de notícia”, afirmou o CEO.

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