Sete razões para abrir uma franquia em cidades pequenas, Confiram

Especialista lista vantagens de ter negócio em lugares com menos habitantes.

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes.

Para o especialista e gerente de Expansão do Grupo Multi, Murilo Hartman, as principais vantagens em ter uma franquia em uma cidade pequena é o baixo investimento e o retorno rápido. Porém, para obter lucro, é preciso adequar o estabelecimento ao local. Confira a seguir algumas razões para investir neste tipo de negócio

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

1. Menor investimento

Segundo Hartman, optar por uma cidade pequena exige investimentos menores. Custos com profissionais, aluguel e despesas gerais, por exemplo, são certamente mais baixos do que em uma capital

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

2. Mais oportunidades

Atentas às necessidades do mercado, franqueadoras têm investido em modelos de negócios que atendam regiões com baixa densidade populacional – entre 30 mil e 50 mil habitantes – e que são desenvolvidos para se adaptar a locais com espaços reduzidos. Por isso, Hartman lembra que o número de opções para quem empreender nestes mercados é vasta

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

3. Exclusividade territorial

Em muitos casos, graças à menor área geográfica das cidades pequenas, o investidor que opta por uma franquia acaba tendo a exclusividade para atuar com a marca dentro daquele local

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

4. Menos concorrência

Se o mercado potencial é menor do que nas grandes cidades, o número de concorrentes que atuam nestes mercados também é reduzido, aponta o especialista

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

5. Crescimento no interior

Segundo Hartman, graças à saturação das grandes cidades e aos altos custos de atuar nestes polos, muitas empresas e profissionais estão se mudando e levando capital para cidades menores. Neste cenário, seguir o fluxo pode ser um bom negócio

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

6. Marca conhecida

Em cidades pequenas, a chegada de uma marca conhecida causa um impacto positivo nos consumidores e ajuda a atrair clientes para a franquia

Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes (© Getty Images)

6. Cuidados

Segundo o especialista, porém, é importante tomar cuidado com alguns aspectos. Primeiramente, é preciso procurar por uma cidade onde exista necessidade do serviço que será oferecido, o que torna mais fácil se tornar referência com um trabalho diferenciado.

A boa localização também faz muita diferença no negócio, o que torna fundamental pesquisar o mercado local. 'Algumas franqueadoras possuem um departamento de inteligência de mercado que mapeia as cidades e indica quais as melhores opções.'

Além de avaliar a capacidade da cidade para receber o negócio, Hartman lembra a importância do planejamento em detalhes sobre quanto será investido, a necessidade de contratação de mão-de-obra, o tempo de retorno do investimento, metas e objetivos a curto e longo prazo, entre outros fatores determinantes para o sucesso do negócio.

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