Sete razões para abrir uma franquia em cidades pequenas, Confiram
Especialista lista vantagens de ter negócio em lugares com menos habitantes.
Grandes metrópoles podem oferecer maior quantidade de consumidores, mas a concorrência entre franquias está cada vez mais acirrada. Uma alternativa é investir em cidades pequenas, com até 30 mil habitantes.
Para o especialista e gerente de Expansão do Grupo Multi, Murilo Hartman, as principais vantagens em ter uma franquia em uma cidade pequena é o baixo investimento e o retorno rápido. Porém, para obter lucro, é preciso adequar o estabelecimento ao local. Confira a seguir algumas razões para investir neste tipo de negócio
1. Menor investimento
Segundo Hartman, optar por uma cidade pequena exige investimentos menores. Custos com profissionais, aluguel e despesas gerais, por exemplo, são certamente mais baixos do que em uma capital
2. Mais oportunidades
Atentas às necessidades do mercado, franqueadoras têm investido em modelos de negócios que atendam regiões com baixa densidade populacional – entre 30 mil e 50 mil habitantes – e que são desenvolvidos para se adaptar a locais com espaços reduzidos. Por isso, Hartman lembra que o número de opções para quem empreender nestes mercados é vasta
3. Exclusividade territorial
Em muitos casos, graças à menor área geográfica das cidades pequenas, o investidor que opta por uma franquia acaba tendo a exclusividade para atuar com a marca dentro daquele local
4. Menos concorrência
Se o mercado potencial é menor do que nas grandes cidades, o número de concorrentes que atuam nestes mercados também é reduzido, aponta o especialista
5. Crescimento no interior
Segundo Hartman, graças à saturação das grandes cidades e aos altos custos de atuar nestes polos, muitas empresas e profissionais estão se mudando e levando capital para cidades menores. Neste cenário, seguir o fluxo pode ser um bom negócio
6. Marca conhecida
Em cidades pequenas, a chegada de uma marca conhecida causa um impacto positivo nos consumidores e ajuda a atrair clientes para a franquia
6. Cuidados
Segundo o especialista, porém, é importante tomar cuidado com alguns aspectos. Primeiramente, é preciso procurar por uma cidade onde exista necessidade do serviço que será oferecido, o que torna mais fácil se tornar referência com um trabalho diferenciado.
A boa localização também faz muita diferença no negócio, o que torna fundamental pesquisar o mercado local. 'Algumas franqueadoras possuem um departamento de inteligência de mercado que mapeia as cidades e indica quais as melhores opções.'
Além de avaliar a capacidade da cidade para receber o negócio, Hartman lembra a importância do planejamento em detalhes sobre quanto será investido, a necessidade de contratação de mão-de-obra, o tempo de retorno do investimento, metas e objetivos a curto e longo prazo, entre outros fatores determinantes para o sucesso do negócio.
G0STOU DA DICA? ENTAO AJUDE NOS A DIVULGAR O BLOG, CURTINDO A PAGINA.