China libera imagens de possível local da queda do avião da Malásia

Fotos de satélite foram tiradas um dia após o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines


Imagem de satélite encontra possíveis destroços um dia após o desaparecimento de avião da Malaysia Airlines
Foto: ReproduçãoImagem de satélite encontra possíveis destroços um dia após o desaparecimento de avião da Malaysia Airlines Reprodução

PEQUIM — Um satélite chinês identificou “três objetos suspeitos flutuantes” que poderiam ser do avião desaparecido da Malaysia Airlines, informou nesta quarta-feira uma agência estatal, no quinto dias de buscas frustradas de alguma pista da aeronave. As imagens no Estreito de Málaca foram capturadas em 9 de março — um dia após o desaparecimento do avião — mas foram liberadas somente hoje.

Os indícios de que a aeronave teria sido rastreada perto do Estreito de Málaca sugerem uma mudança radical de curso e a confusão envolvendo as buscas. Se houve mudança no curso, o avião não informou à torre de comando.

Mais cedo, as autoridades chinesas criticaram as informações passadas pela Malásia, considerando-as “bastante caóticas”. O Vietnã reduziu brevemente as operações de busca ao largo da costa sul, dizendo que estava recebendo informações escassas e confusas. O governo vietnamita informou mais tarde, no entanto, que a investigação estava de volta com força total, estendendo-se à terra.

As buscas foram expandidas pela terceira vez após um radar militar indicar a possibilidade de o avião ter alterado radicalmente sua rota sobre o Mar do Sul da China, mas ainda não foi apresentada qualquer explicação sobre os dados.

Uma frota composta por 42 barcos e 35 aeronaves de uma dezena de países tenta encontrar rastros do voo MH370 da companhia malaia, que sumiu no sábado com 239 pessoas a bordo.

A última comunicação emitida pela tripulação foi divulgada nesta quarta-feira pelas autoridades aos familiares de 154 passageiros chineses. Além dos chineses, o Boeing 777-200 também transportava malaios, indonésios, australianos, franceses, americanos, canadenses, russos e ucranianos.

A torre enviou uma mensagem de rádio avisando que estava transferindo o controle a Ho Chi Minh, no Vietnã, e recebeu uma resposta padrão: “Alright, roger that” (no jargão usado pelo controle aéreo, algo como “Tudo bem, entendido”).

O avião desapareceu dos radares pouco antes de 1h30 da madrugada de sábado, menos de uma hora depois de decolar de Kuala Lumpur com destino a Pequim, enquanto voava para nordeste pelo foz do Golfo da Tailândia.

Fonte: Oglobo.globo.com

Relacionado

Notícias 857099987941916900

Postar um comentário

emo-but-icon

Acompanhe na rede social

 Facebook  Twitter
item