‘Ninfomaníaca’ também não sairá em blu-ray no Brasil por cenas de sexo explícito

Empresa que recusou fazer cópias de ‘Azul é a cor mais quente’ também disse não ao longa de Lars Von Trier


Cena de ‘Ninfomaníaca’, de Lars Von Trier
Foto: DivulgaçãoCena de ‘Ninfomaníaca’, de Lars Von Trier Divulgação

RIO - A polêmica que “Azul é a cor mais quente” gerou ao ser banido do formato blu-ray por conter cenas de sexo explícito respingou em um outro importante filme: “Ninfomaníaca”. O primeiro volume do longa de Lars Von Trier também não sairá no formato, ao contrário do que a California Filmes planejava, quando o imbróglio surgiu em fevereiro. A distribuidora optou por disponibilizar o material físico nas lojas no dia 29 de abril, como programado em seu calendário, e desistiu de buscar alternativas, garantindo apenas a chegada dos DVDs.

— Ficamos no meio de uma briga que nem era nossa. A Sonopress recusou fazer a replicação do blu-ray por causa do conteúdo adulto. Tentamos outras produtoras para fazer a replicação, mas não conseguimos, o que poderia prejudicar ou adiar o lançamento. Para o consumidor não ficar sem o filme em nenhum meio físico, cancelamos o blu-ray — disse Euzébio Munhoz Júnior, diretor da distribuidora, ao GLOBO, na véspera da estreia nos cinemas brasileiros do Volume 2 do longa de Von Trier, que traz novas cenas de sexo explícito.

Depois de tentar contato com outras empresas que também replicam blu-rays, como a Videolar e a Sony DADC, uma outra alternativa cogitada seria fazer a prensagem do material fora do Brasil, mas Júnior explica que isso não é possível por causa da diferença das regiões de leitura (por exemplo, Brasil é região 1, já a Europa funciona na 2). A explicação da Sonopress para a recusa de “Azul...” é que Microsoft e Disney exigem que seus fornecedores não trabalhem com conteúdo de sexo explícito. As duas empresas não responderam os pedidos de entrevista.

— Não sei se é um caso de censura, mas com essa proibição, como será o lançamento do conteúdo adulto daqui para a frente? — questiona Júnior. — Vamos começar a ter casos de filmes indicados e ganhadores do Oscar que não chegarão aos adeptos de blu-ray.

Vale lembrar que a California Filmes levou ao mercado o blu-ray prensado pela Sonopress de “Anticristo”, também assinado por Von Trier, lançado em 2009, que igualmente traz cenas de sexo. A classificação etária dos dois longas é para maiores de 18 anos.

Fonte: Oglobo.globo.com

Relacionado

Notícias 8978410845435882801

Postar um comentário

emo-but-icon

Acompanhe na rede social

 Facebook  Twitter
item