No Piauí, maternidade amontoa bebês num mesmo leito

Uma ex-servidora não identificada da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, flagrou nesta quinta-feira a superlotação do hospital municipal ao registrar, em foto, quatro bebês — alguns saudáveis, outros nem tanto — amontoados num leito.

As fotos foram enviadas à imprensa com a seguinte mensagem: “Muitas crianças sadias são mantidas por até três dias no mesmo berço com outras que têm patologias, correndo risco de infecção ou até mesmo de morte. A sala RN (de recém-nascidos) fica superlotada de bebês sadios esperando vaga no berçário, e aqueles com patologia aguardam para serem levados à UTI, que tem apenas 20 vagas”.
Francisco Martins, diretor da maternidade, informou que o hospital possui 230 leitos, faz uma média de 30 a 40 partos por dia e mil todos os meses. Para ele, a foto foi montada.


Saudáveis e doentes. Crianças juntas naMaternidade
Dona Evangelina Rosa Divulgação



— O problema de superlotação existe, mas as crianças não ficam muito tempo na sala de recém-nascidos. Percebemos que os dez leitos (flagrados) não ficam naquela disposição. A foto é montada para prejudicar a administração — afirmou. — Aquilo nunca existiu. A profissional queria sair da maternidade.
Martins reconhece, no entanto, que, quando há seis partos simultâneos, “não há espaços para alojar todos os bebês”.

— A maternidade é moldada. Sua estrutura é comprometida e não tem como aumentar o número de leitos

— disse Martins, que recebe gestantes do interior.

A promotora Cláudia Seabra, da Curadoria de Defesa e Promoção da Saúde da Procuradoria Geral de Justiça do Piauí, disse que a superlotação poderia ter sido resolvida se a unidade tivesse cumprido a recomendação do MP, que solicitou a aquisição de 74 novos berços e incubadoras em dezembro de 2012.
— Esta situação é uma aberração porque fere o bom senso. Recém-nascidos não podem dividir o mesmo leito. Além disso, trabalhar sem a quantidade mínima de profissionais não é aceitável.

Fonte: oglobo

Relacionado

Saude 6116696836351931398

Postar um comentário

emo-but-icon

Acompanhe na rede social

 Facebook  Twitter
item