Garoto de 12 anos criar robô que entrega lanches

Durante estágio em uma empresa que desenvolve robôs para Apple e Disney, Rohan Agrawal, de 12 anos, criou sua máquina com restos de peças dadas pelo Google.

Reprodução/Exame.com

Rohan Agrawal, 12 anos

São Paulo – Pré-adolescentes e crianças são vistos com uma frequência cada vez maior dominando o noticiário do mundo da tecnologia. Depois da menina de 9 anos que desenvolveu sua própria rede social, chega aos holofotes o jovem Rohan Agrawal, de apenas 12 anos.

Seu feito? Durante uma espécie de estágio de um mês na OLogic, empresa que desenvolve robôs para Apple e Disney, Rohan criou um capaz de entregar lanchinhos escritório afora.

Para desenvolvê-lo, explicou o Mashable, o jovem se inspirou em outra máquina, o robô aspirador Roomba, fabricado pela iRobot.

“Tudo o que você precisa fazer é digitar o comando e aí o programa fará com que o robô se movimente sozinho, escolhendo o seu destino.”

Ainda de acordo com o site, graças a uma técnica chamada SLAM (Localização e Mapeamento Simultâneo), a máquina consegue criar mapas que facilitam seus movimentos e fazem com que ele consiga driblar obstáculos.

 

O pequeno robô criado por Rohan impressionou seus experientes mentores na OLogic. “O Google nos deu uma caixa com partes de robôs e repassei para ele montar pensando que não conseguiria. Mas aí fiquei chocado: no fim do dia, ele apareceu com um robô”, lembrou o CEO da OLogic em um vídeo no YouTube.

O estágio acabou, mas os planos de Rohan para o robô não. “Agora estou tentando fazer com que ele consiga perceber quando não há pessoas no ambiente e aí ele irá embora”, explicou o garoto, que diz ter aprendido tudo o que sabe sozinho.

Aos 4 anos de idade, aprendeu HTML e, aos 5, já tinha desenvolvido o seu primeiro site. Filho de engenheiros, Rohan começou a se interessar por hardware depois de uma visita a uma feira de eletrônicos usados em Cupertino, Califórnia. De acordo com o Mashable, o jovem já sabe o que quer estudar na faculdade: robótica ou programação de computadores.

O vídeo abaixo, em inglês e sem legendas, conta um pouco da história do garoto. Confira.

Relacionado

robô 6674218394590284583

Postar um comentário

emo-but-icon

Acompanhe na rede social

 Facebook  Twitter
item