Com 9,2 mil vagas em 2014, veja como seguir carreira nas forças armadas


Fique de olho nos editais, que terão 9,2 mil vagas em 2014
"As promoções ocorrem por tempo de serviço e por merecimento. Somos avaliados duas vezes por ano. A carreira militar é apenas uma opção e pode ser excelente como qualquer outra profissão." Major Ricardo Trisi, Relações Públicas do 38º BI
Construir carreira nas Forças Armadas é uma das melhores maneiras de se garantir um futuro melhor. Por isso, os processos seletivos de ingresso na Marinha, Exército e Aeronáutica estão cada vez mais concorridos. E as oportunidades surgem todos os anos. Só para se ter uma ideia, em 2014 devem ser abertas cerca de 9,2 mil vagas, baseadas nas chances lançadas este ano. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. É bom lembrar que a idade faz parte dos pré-requisitos de ingressos nessas corporações.
Relações públicas do 38º Batalhão de Infantaria, major Ricardo Trisi está há 20 anos no Exército. Ingressou na Escola de Cadetes, formou-se como aspirante a oficial, passou por uma avaliação, para depois ser declarado segundo-tenente. Segundo ele, este é o primeiro posto dentro dessa carreira. Além disso, já foi primeiro tenente e capitão e agora é major. Depois disso, há ainda tenente-coronel e coronel.
“Duas vezes por ano sou avaliado pelo preparo físico, tiro, entre outros itens. A promoção ocorre por antiguidade e por merecimento. Os mais bem classificados nessa avaliação são promovidos primeiro. Quem segue carreira militar não se arrepende”, comentou o major.
Além do Exército, a Marinha também conta com carreira de praças e oficiais. Um dos concursos é o da Escola de Aprendizes-Marinheiros. Essa seleção é destinada apenas para homens que tenham o nível fundamental.
Desde que se alcancem os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha, pela legislação em vigor, a última graduação na carreira de praça é a de suboficial.
Escolha sua patente
Exército
Cargos existentes
O militar de carreira ingressa por meio de concurso público que vai de acordo com a faixa etária, o interesse, o nível de escolaridade e a formação. Os postos vão de soldado a marechal, dependendo da escola de ingresso. Quem entra na escola de Cadetes, por exemplo, forma-se como aspirante a oficial e depois de uma avaliação passa para segundo-tenente, seguido por primeiro-tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel. Entre os praças o menor posto é o de soldado e maior subtenente. Já entre os oficiais o menor é aspirante e o maior marechal.
Ingresso
As escolas formadoras de militares de carreira são: de Cadetes, Academia Militar das Agulhas Negras, de Formação Complementar do Exército, de Saúde, Instituto Militar de Engenharia, Sargento das Armas, Sargentos de Logística e o Centro de Instrução de Aviação. Além dessas escolas, a Força Terrestre forma militares temporários para a realização de cursos ou estágios destinados para tal função, como os Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e os Núcleos de preparação de Oficiais da Reserva.
Concursos
Todos os anos são abertas milhares de vagas no Exército.
Marinha
Cargos existentes
Os ingressos da Marinha podem seguir carreira de praças ou de oficiais. Entre os praças, o menor posto é o de marinheiro, e o maior de suboficial. Já entre os oficiais o menor é guarda-marinha e o maior almirante.
Ingresso
Os ingressos são feitos pela Colégio Naval, Escola de Aprendizes Marinheiros, Soldado Fuzileiro Naval, Escola Naval, Sargento Músico, Fuzileiro Naval, Corpo Auxiliar de Praças, Quadro Técnico de Praças da Armada, Quadro Complementar da Armada, Quadro Complementar de Fuzileiros Navais, Quadro Complementar de Intendentes, Quadro Técnico, Quadro de Médicos, Quadro de Cirurgiões-Dentistas, Quadro de Apoio à Saúde, Corpo de Engenheiros e Capelão Naval.
Concurso
Todos os anos são abertas seleções. Geralmente, no primeiro trimestre do ano são abertas vagas para Escola de Aprendizes Marinheiros e Fuzileiros Navais.
Foto: Bernardo Coutinho - GZ
Aeronáutica
Cargos existentes
Entre os praças o menor posto é o de soldado, e o maior de suboficial. Já entre os oficiais, o menor é aspirante e o maior marechal-do-ar.
Ingresso
São feitos por meio de concurso. As principais seleções são: Curso de Formação de Sargentos, Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar, Curso de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, Curso de Formação de Taifeiros, Curso de Adaptação de Dentistas, entre outros.
Concurso
Todos os anos são abertos concursos para ingresso na Aeronáutica. Atualmente, estão abertas as inscrições para 143 vagas de médicos, farmacêuticos e dentistas para atuar nas unidades de saúde do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. O salário bruto é de R$ 5,7 mil. As inscrições vão de amanhã a 3 de dezembro, no site www.fab.mil.br.
Via Gazetaonline