Casas são inundadas após barragem de córrego romper em Porto Nacional


Famílias precisaram ser retiradas pelos Bombeiros.
Defesa Civil ainda avalia a situação na cidade.
Moradores tentam salvar móveis, roupas e eletrodomésticos usando barcos
(Foto: Alexandre Alves/TV Anhanguera)
Os moradores do setor Jardim Querido, em Porto Nacional, a 60 km de Palmas, foram surpreendidos na madrugada deste domingo (9) com a força da água que derrubou muros, portões, inundou casas e causou outros prejuízos. O local fica às margens do córrego São João e segundo a Defesa Civil, além da forte chuva uma barragem teria causado a enchente.
"Os engenheiros da Foz/Saneatins acreditam que, possivelmente, uma barragem acima da deles possa ter rompido por causa do excesso de chuvas, fazendo com que a água do local transbordasse [ocasionando o problema]", explica o agente Lázaro Nogueira.
Após o susto, os moradores tiveram que correr contra o tempo para salvar o que podiam. "Quando alguém bateu na porta a água já estava dentro de casa. Não deu tempo de tirar nada foi muito rápido", conta a moradora Maria dos Anjos.
Bombeiros e voluntários ajudaram no resgate dos objetos e animais das famílias. "É uma situação difícil do pessoal porque ninguém espera um tanto de água desse. Mas a gente está aí para ajudar e dar uma força", declarou o segurança Edmar Júnior, que ajudava os moradores a retirar móveis e outros objetos das casas.
O mecânico Cleubisson Souza custava acreditar no que estava acontecendo. "Os carros dos clientes aqui ficaram molhados e a perda é muito grande. Os motores abertos, peças danificadas. Não sei o que eu faço", lamentou.
Após alagamento moradores do setor Jardim Querido tentam salvar os bens (Foto: Alexandre Alves/TV Anhanguera)
Homens ajudam a carregar colchão após água invadir casa do setor Jardim Querido, em Porto Nacional (Foto: Alexandre Alves/TV Anhanguera)
Fonte: G1.globo.com