FIFA CONCORRE AO PRÊMIO DE PIOR ORGANIZAÇÃO DO MUNDO NO ANO DA COPA

CRIADO EM 2000, PUBLIC EYE AWARDS AVALIA ORGANIZAÇÕES QUE TÊM PRÁTICAS IRRESPONSÁVEIS E NÃO SUSTENTÁVEIS AO REDOR DO PLANETA

A Fifa está concorrendo a uma premiação que vai na contramão das tradicionais ao redor do mundo: o Public Eye Awards é o prêmio que escolhe a pior empresa do mundo. Criado em 2000, para o ano de 2014, a entidade que administra o futebol mundial e organiza a Copa do Mundo disputa entre as oito companhias escolhidas.

Além da irresponsabilidade das práticas das empresas, também são contados fatores como a violação aos direitos trabalhistas, destruição do meio-ambiente e corrupção por parte dos integrantes das corporações. A organização responsável pela escolha da Fifa ao Public Eye Awards, justamente no ano em que será o mundial no Brasil, foi a Articulação Nacional dos Comitês Populares para a Copa (ANCOP).

Sede da Fifa em Zurique, na Suíça (Foto: Getty Images)SEDE DA FIFA EM ZURIQUE, NA SUÍÇA (FOTO: GETTY IMAGES)

“A Copa do Mundo da Fifa contribui para a violação de direitos humanos como direito à moradia adequada, liberdade de acesso, direito ao trabalho e direito de protesto”, diz a página em que é possível votar na entidade. “Somente em Recife, em 2013, duas mil famílias da comunidade do Coque foram desabrigadas.”

Além da Fifa, a petrolífera Gazprom, a química BASF, o banco HSBC, a mineradora Glencore Xstrata, o grupo Marine Harvest, a grife GAP e a elétrica Eskom são as sete indicadas ao pleito online. Na última edição, a Shell ficou com o prêmio na votação do público enquanto a Goldman Sachs foi a escolhida pelo júri.

Via epocanegocio

E ae pessoal, o que acha disso? deixe sua opinião!

Relacionado

Notícias 5774750120176551641

Postar um comentário

emo-but-icon

Acompanhe na rede social

 Facebook  Twitter
item